Anuncie aqui

Anuncie aqui

Anuncie Aqui-2

Postagem Carrossel

terça-feira, 30 de agosto de 2022 às 13:07

Schnneyder é recebido em municípios da região do baixo Parnaíba durante o final de semana

Durante o final de semana o candidato a deputado estadual Schnneyder (MDB) foi recebido com muito carinho pela população e por lideranças nos municípios de Tutóia, Água Doce do Maranhão e Santa Quitéria do Maranhão. Em todos os municípios por onde passa Schnneyder leva sua mensagem de esperança e de renovação para a política maranhense.

Em Tutóia Schnneyder esteve na zona rural, nos povoados Porto de Areia, à convite do Cabo Sanches, e no povoado Seriema, junto ao suplente de vereador Jedaias. Partindo de Tutóia, Schnneyder seguiu para Água Doce do Maranhão, onde foi recebido pelo Pastor Rabelo, além de familiares e amigos.

Posteriormente Schnneyder se reuniu em Santa Quitéria do Maranhão com amigos e familiares do suplente de vereador Jedaias. Schnneyder reforçou que sua campanha segue com a mesma força e levando sempre a mensagem de esperança e renovação.

“Continuamos firmes levando a todos os cantos do Maranhão a esperança e a mensagem da nova política, olhando no olho de cada cidadão, conversando com cada mulher, com cada homem e mostrando que é por meio da política que resolveremos os problemas de nossa sociedade, mas acima de tudo ouvindo o que a população tem a nos dizer. Seguimos com humildade e com muito respeito a todos os maranhenses”, concluiu
.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022 às 08:07

Propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa hoje

Candidatos vão apresentar suas propostas aos eleitores

Candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital começam hoje (26) a apresentar suas propostas aos eleitores, durante a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão aberta.

A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administradas pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmara municipais.

Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.

No caso da disputa para presidente da República, cada candidato terá um tempo específico de propaganda, conforme cálculo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O tempo de inserção de cada candidato é diferente, pois é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados.

Conforme o cálculo, a distribuição do tempo diário dos candidatos nos blocos de propaganda ficou estabelecida assim:

Luiz Inácio Lula da Silva (3 minutos e 39 segundos) - Coligação Brasil da Esperança, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros

Jair Bolsonaro (2 minutos e 38 segundos) - Coligação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Republicanos)

Simone Tebet (2 minutos e 20 segundos) - Coligação Brasil para Todos (MDB e Federação PSDB-Cidadania e o Podemos)

Soraya Thronicke (2 minutos e 10 segundos) - União Brasil

Ciro Gomes (52 segundos) - PDT

Roberto Jefferson (25 segundos) - PTB

Felipe D’Avila (22 segundos) - Novo

Hoje, primeiro dia do horário eleitoral, a ordem de apresentação dos candidatos à Presidência da República será a seguinte: Roberto Jefferson, Soraya Thronicke, Felipe D'Avila, Lula, Simone Tebet, Bolsonaro e Ciro Gomes. Os candidatos ainda terão à disposição as inserções de propaganda durante a programação das emissoras.

Conforme a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados da atual composição da Câmara. O restante (10%) é dividido igualmente.

Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB), que não atingiram os requisitos mínimos, não terão acesso ao horário eleitoral. Para isso, pela cláusula de barreira, é preciso que as legendas tenham obtido 1,5% dos votos válidos na última eleição em um terço dos estados, ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional.

O primeiro partido em representatividade na Câmara dos Deputados é o União Brasil, com 81 deputados federais eleitos, seguido pela Federação Brasil da Esperança (Fe Brasil), composta pelo PT (Partido dos Trabalhadores), PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e PV (Partido Verde), que têm 70; Partido Progressista (PP) com 38; Federação PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) - Cidadania com 37; PSD (Partido Social Democrático, 35; MDB (Movimento Democrático Brasileiro), 34 e o PL (Partido Liberal), 33. Na última colocação estão Avante e PSC (Partido Social Cristão), ambos com sete deputados.

Regras

O TSE definiu regras para a propaganda eleitoral. Nelas estão previstas as condutas consideradas ilícitas. É proibida a veiculação de propaganda com o objetivo de degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos. O TSE também proíbe a divulgação de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral, inclusive os de votação, apuração e totalização de votos.

É vedado também incluir, no horário destinado às candidaturas proporcionais (deputados estaduais, distritais e federais), propaganda de candidaturas majoritárias (senador, governador e presidente) ou vice-versa. É permitida, no entanto, a utilização, durante a exibição do programa, de legendas com referência às candidaturas majoritárias ou, ao fundo, cartazes ou fotografias desses candidatos. Também é permitido mencionar o nome e o número de qualquer candidatura do partido, federação e coligação.

Dias de exibição

Para presidente da República, a propaganda eleitoral gratuita deverá ser transmitida às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h às 7h12m30 e das 12h às 12h12m30 no rádio; das 13h às 13h12m30 e das 20h30 às 20h42m30 na televisão.

Nas eleições para o cargo de deputada ou deputado federal a propaganda será veiculada às terças, quintas-feiras e aos sábados, das 7h12m30 às 7h25 e das 12h12m30 às 12h25 no rádio; e das 13h12m30 às 13h25 e das 20h42m30 às 20h55 na televisão.

Nas eleições para senadora ou senador, a transmissão ocorrerá às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h05 e das 12h às 12h05 no rádio; das 13h às 13h05 e das 20h30 às 20h35 na televisão.

Para deputadas ou deputados estaduais e distritais, a propaganda será divulgada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h05 às 7h15 e das 12h05 às 12h15 no rádio; das 13h05 às 13h15 e das 20h35 às 20h45 na televisão.

Candidatas e candidatos ao governo terão anúncios exibidos às segundas, quartas e sextas, das 7h15 às 7h25 e das 12h15 às 12h25 no rádio; das 13h15 às 13h25 e das 20h35 às 20h45 na televisão.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores irão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Caso haja segundo turno para a disputa presidencial e para governos estaduais, a votação será em 30 de outubro. As informações são da Agência Brasil.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022 às 18:52

Juventude Timonense abre vagas e faz seletiva com atletas femininas acima de 15 anos  

Seja uma atleta exemplar e de futuro no mundo esportivo. Por isso, faça parte da história de sucesso do time de futebol feminino Juventude Timonense, o Águia dos Cocais. 

Na segunda-feira (29/08), a partir das 15h30min, no Campo do Jacira, no bairro Formosa, em Timon, está agendada a seletiva do Juventude Timonense visando garantir novas atletas da cidade de Timon com idade acima de 15 anos. “Venha ser uma Águia dos Cocais”, convoca a diretoria do time de futebol feminino Juventude Timonense.

Aproveite essa chance e mostre o seu talento no futebol de campo. Maiores informações pelo telefone: (99) 98484-3577 (WhatsApp).  

Eleitor deve deixar celular com mesário antes de votar

Eleitoras e eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação. A decisão foi tomada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na sessão administrativa desta quinta-feira (25) ao analisar uma consulta formulada pelo partido União Brasil (União). O objetivo é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos como máquinas fotográficas, por exemplo.

A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, ministro Sérgio Banhos. Na próxima sessão administrativa, marcada para terça-feira (30), o Plenário deve incluir a regra em um novo texto da resolução que está em vigor para as Eleições 2022.

O objetivo é complementar a determinação que já consta da Lei das Eleições (91-A da Lei 9.504/1997), que proíbe expressamente que os eleitores entrem na cabine de votação com o celular ou qualquer outro instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Ficou determinado ainda que, em caso de descumprimento, os mesários poderão acionar o juiz responsável pela zona eleitoral, podendo a polícia militar ser solicitada para solucionar eventuais questionamentos.

Os ministros reforçaram que o artigo 312 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) determina que a pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção.

“Ontem (24) tivemos uma reunião com os 27 comandos das polícias militares de todos os estados e do Distrito Federal, e a questão do uso dos celulares e da coação no exercício do voto foi uma preocupação unânime”, afirmou o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

O TSE dará ampla divulgação à norma, por meio da Secretaria de Comunicação do Tribunal, bem como o GT Mesários deverá fazer a devida divulgação aos mesários que atuarão nas Eleições 2022.

Entenda a consulta

No primeiro item da consulta, o partido União Brasil perguntou se a mesa receptora de votos na seção eleitoral ainda pode reter os aparelhos de telefonia celular e afins, em cumprimento da expressa proibição legislativa de portar tais aparelhos na cabine de votação.

Além disso, questionou se poderão ser utilizados detectores portáteis de metal para impedir o uso de equipamentos eletrônicos na cabine de votação. E, em caso de resposta afirmativa na segunda questão, qual o critério jurídico a ser utilizado para determinar a existência de indícios de coação aos eleitores e justificar o uso de detectores portáteis de metal.

Sobre os outros pontos questionados, os ministros entenderam que o uso de detectores de metal nas seções deverá ser requisitado em situações excepcionais, sendo que a decisão ficará a cargo de cada juiz responsável pelos locais de votação. As informações são do TSE.

Mais de 46 kg de cocaína foram apreendidos e uma pessoa foi presa

A ação ocorreu em conjunto com a PRF MA. Essa apreensão gera um prejuízo de mais de R$ 7 Milhões às organizações criminosas

Em ação conjunta Policiais Rodoviários Federais do Maranhão e do Piauí realizaram na noite de ontem (24), a apreensão de mais de 46 kg de cocaína. Um homem de 31 anos foi preso.

Por volta de 16h30 de ontem, um veículo de passeio foi abordado na BR 316 em Timon/MA. Durante a fiscalização foram observadas evidências de que o referido motorista transportava ilícitos, assim, foi iniciada uma busca veicular a fim de localizar tais substâncias.

Todavia, considerando que estas não foram encontradas nesse primeiro momento, o motorista e o veículo foram então levados até a Unidade Operacional da PRF em Teresina, localizado no Km 11 da BR-316, com a finalidade de dar continuidade à referida busca com o apoio do Grupo de Operações com Cães da PRF PI.

Já no início da noite, o cão farejador, K9 Hulk, localizou 28,5 Kg de cloridrato de cocaína e 18,3 Kg de pasta base de cocaína, totalizando 46,8 Kg da droga que estava em compartimento oculto no interior da cabine da caminhonete. Essa apreensão gera um prejuízo de R$ 7.326.000,00 às organizações criminosas.

O motorista do veículo apenas informou que foi contratado na cidade de Ariquemes/RO por alguém que não soube identificar. Ele foi preso pelo crime de Tráfico de Drogas. As informações são da PRF.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022 às 17:03

Câmara de Timon efetua o pagamento de todo o retroativo do aumento de salário dos servidores efetivos

No mês de julho de 2022 a Câmara Municipal de Timon aprovou um aumento de 10% nos vencimentos dos servidores efetivos, ativos e inativos, da Casa, retroativos a janeiro de 2022. A expectativa da assessoria financeira da Casa era de que todos os valores correspondentes aos retroativos fossem pagos até o mês de dezembro de 2022, mas graças ao esforço e organização financeira da gestão Dignidade e Respeito, todos os retroativos foram pagos esta semana.

O presidente da Casa, vereador Uilma Resende, comemorou mais essa demonstração de respeito e valorização aos servidores da Câmara de Timon em sua fala na tribuna nesta quarta-feira, 24.

“Hoje eu cheguei aqui e vi os servidores efetivos comemorando, mas comemorando o que? A Câmara Municipal de Timon pagou todos os meses referentes ao retroativo do aumento. Os sete meses, de janeiro a julho, mas o mês atual e o um terço das férias, sendo que também já pagamos a primeira parcela do 13º salário. Isso significa dizer que este mês alguns servidores receberam até 250% a mais que o valor de seu salário habitual”.

Uilma Resende destacou a sua alegria em poder proporcionar essa política de valorização dos servidores da Câmara Municipal, mesmo com os constantes cortes de repasses efetuados pelo Poder Executivo municipal e ressaltou que a alegria dos servidores demonstrada hoje ficará gravada em sua memória.

“Pra mim é motivo de muita alegria estabelecer esse aumento a todos estes servidores. Todos aqui sabem que no ano passado a prefeitura municipal deixou de repassar 804 mil para a Câmara Municipal de Timon. Este ano já são R$ 1,6 milhões a menos. E mesmo assim, no ano passado nós pagamos todos os servidores, adiantamos 13º e todos os direitos. Da mesma forma faremos este ano. Pois temos compromisso com os servidores, mas acima de tudo com o correto uso dos recursos públicos”.

Operação Esconso: Polícia Federal combate fraude licitatórias no Maranhão

Empresas participantes de certames pertenciam a um mesmo núcleo familiar

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, dia 24/8, nos municípios de Imperatriz/MA e São Luís/MA, a Operação Esconso. O objetivo é desarticular grupo criminoso responsável por promover fraudes licitatórias e outros crimes contra a administração pública no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz/MA

Durante as investigações, foram constatadas diversas irregularidades em um processo de dispensa de licitação que tinha por objetivo a contratação de duas empresas para o fornecimento de camas de UTI, respirador e aparelhos de anestesia destinados ao Centro Municipal de Tratamento do COVID-19 do município de Imperatriz/MA no ano de 2020.

Diligências indicaram que as empresas que participaram do processo pertenciam a um único núcleo familiar de empresários residentes na capital maranhense. Também foi verificado que essas empresas se revezavam em diversos contratos com a Secretaria de Saúde de Imperatriz/MA.

Ademais, uma das empresas participantes do processo não apresenta qualquer tipo de funcionamento e nem mesmo empregados cadastrados, aparentando ser uma empresa de fachada.

A presente operação é um desdobramento da Operação Recôndito, deflagrada em março de 2021, com objetivo de investigar fraudes em licitações feitas em 2020 pela Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz.

Estão sendo cumpridos 9 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Imperatriz/MA em decorrência de representação da Polícia Federal. Aproximadamente 40 policiais Federais estão sendo empregados nas diligências.

Os investigados poderão responder por associação criminosa, corrupção passiva, e ativa, fraude à licitação, peculato e omissão em prestação de contas eleitoral. As penas podem chegar a 36 anos de prisão. As informações são da PF.

Deputado Federal Paulo Marinho Jr realiza adesivaço em Caxias

Abrindo a semana de atividades de campanha, na manhã da última segunda-feira (22), o Deputado Federal Paulo Marinho Jr (PL), promoveu seu primeiro adesivaço na cidade de Caxias.

Apoiadores e simpatizantes se reuniram na Rua Dr.Berredo, no Centro de Caxias para demonstrar apoio a candidatura de Paulo Marinho Jr a deputado federal.

Ainda nesta segunda-feira, a partir das 17h00, será realizada a primeira caminhada de campanha no Bairro Vila São José.

terça-feira, 23 de agosto de 2022 às 19:45

Brandão anuncia grande ato político com a presença de Lula no Maranhão

O governador Carlos Brandão (PSB) confirmou a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um grande ato político no Maranhão.

O encontro que está marcado para acontecer no dia 02 de setembro contará ainda com a presença do ex-governador Flávio Dino (PSB) e do candidato a vice-governador Felipe Camarão (PT).

“Tá confirmado! No dia 02/09 vamos receber o presidente Lula no maior ato político do Maranhão e um dos maiores do Brasil nessas eleições 2022. Comigo, Lula, Dino e Camarão, vamos fazer ainda mais para garantir desenvolvimento com qualidade de vida a todos os maranhenses”. As informações são do Matias Marinho.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022 às 14:55

Brandão destaca importância do fortalecimento e ampliação dos direitos às pessoas com deficiência

O governador Carlos Brandão (PSB) comentou sobre a importância da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Para Brandão, a data é uma oportunidade para reflexão e ações que possam proporcionar benefícios e qualidade de vida aos portadores de deficiências.

O Governo do Estado do Maranhão tem parceria com 68 unidades da Apae no estado, com o intuito de fortalecer a inclusão, ampliando direitos na saúde, educação e assistência social.

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma oportunidade de reflexão, mas também de ação. Nosso Governo é parceiro das 68 unidades da Apae no Maranhão, com intuito de fortalecer a inclusão, ampliando direitos na saúde, educação e assistência social”, disse o governador. As informações são do Matias Marinho.

Schnneyder participa de grande ato político em São Francisco do Maranhão

Na tarde do último domingo, 21, o candidato a deputado estadual Schnneyder (MDB) participou de um grande ato político, organizado por apoiadores de sua candidatura, na cidade de São Francisco do Maranhão, que contou com grande participação popular.

O encontro da população de São Francisco do Maranhão com Schnneyder foi organizado pelo advogado e grande liderança política do município Drº Hilton.

Schnneyder lembrou que sua primeira campanha política, quando concorreu à prefeitura de Timon em 2020, obtendo 34.198 votos, foi construída nas ruas, andando de casa em casa, olhando nos olhos das pessoas, e que a mensagem repassada à população timonense naquela oportunidade foi quem credenciou a construção de sua atual candidatura à deputado estadual.

“Estamos aqui hoje em São Francisco do Maranhão, trazendo a mesma mensagem que levamos à todos os cantos de Timon, em 2020 e que não mudou para 2022, que é a de mostrar as pessoas que é através da política que os problemas de nossa sociedade serão solucionados. É por meio da política que vamos melhorar a segurança, a educação, a saúde, mas temos que escolher pessoas comprometidas que se disponibilizem para buscar as soluções e é por isso que estamos aqui hoje”, pontuou.

Schnneyder agradeceu à presença de todos e afirmou que sua candidatura à Assembleia Legislativa do Maranhão é uma oportunidade de fortalecimento da região leste do Maranhão, junto com seus candidatos a deputado federal, Roseana Sarney, a senador, Flávio Dino e com Carlos Brandão e Felipe Camarão, para que o Maranhão continue a crescer.

“Queremos fortalecer a região leste maranhense, com união, trabalho e junto com nosso governador Carlos Brandão ajudar esta região tão rica a se desenvolver e se destacar dentro do nosso estado, trazendo melhores oportunidades para a nossa população” destacou.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022 às 15:11

Prefeito Bruno Silva entrega mais uma ambulância para o hospital municipal de Coelho Neto

O prefeito Bruno Silva fez a entrega de mais uma moderna ambulância que ficará à disposição do Hospital Municipal.

Ao lado da secretária de Saúde Josely Almeida, da diretora do hospital Charlene Martins e do coordenador de transportes Bruno Vinicius, o prefeito acompanhou a chegada do novo veículo com todo o aparato para garantir a transferência dos pacientes com conforto e segurança.

Na oportunidade, aproveitei para acompanhar e verificar todas as ambulâncias que estão disponível da nossa frota, 03 novas que foram disponibilizadas nos último mês.

Seguimos investindo para melhorar a nossa rede de saúde.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022 às 23:41

STF: nova Lei de Improbidade não retroage para casos julgados

Resultado tem impacto nas eleições de outubro

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (18) que as alterações promovidas na Lei de Improbidade Administrativa no ano passado não retroagem para alcançar os processos transitados em julgado, ou seja, para os quais não há possibilidade de recursos.

No entanto, a maioria dos ministros também entendeu que a nova lei retroage para beneficiar quem ainda responde a processo em tramitação por improbidade culposa, modalidade que foi extinta pela nova norma. 

O resultado do julgamento, que começou no dia 3 de agosto, terá impacto nas candidaturas de políticos que estavam respondendo a processos. Apesar do fim da modalidade culposa na nova lei, os juízes ainda poderão avaliar o eventual cometimento do ato de dolo, que pode causar a inelegibilidade.

Mudança

O Supremo julgou a validade das mudanças que foram aprovadas pelo Congresso na Lei 14.230 de 2021 e sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado. O texto final deixou de prever punição para atos culposos (sem intenção), exigindo a comprovação de intenção (dolo) para a condenação de agentes públicos.

Pela Constituição, novas normas penais podem retroagir para beneficiar condenados em ações criminais. Os defensores da retroatividade sustentaram que a nova lei definiu que as condutas de improbidade têm natureza de direito sancionador, ou seja, também devem retroagir. 

O caso que motivou o julgamento trata de uma ação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para cobrar o ressarcimento de uma advogada acusada de causar prejuízo de R$ 391 mil devido à atuação negligente como representante legal do órgão. As informações são da Agência Brasil.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022 às 16:35

Deputado Paulo Marinho Jr, visita Timon e se sensibiliza com apelo da população sobre atendimento em filas da Caixa Econômica Federal

Na manhã desta quarta-feira (17), em visita a Timon (MA), o Deputado Federal Paulo Marinho Jr (PL), foi recebido pela comunidade, apoiadores, e pelas lideranças da região Humberto da Silva e Kátia Cilene, onde participou de uma caminhada no centro comercial da cidade. 

Durante a passagem pelo município, Paulo Marinho Jr, visitou comerciantes, microempresários e trabalhadores de diversos outros setores do comércio lojista, os quais impulsionam a economia local. 

O Deputado Federal Paulo Marinho Jr, passou pela Ceasa de Timon e conversou com feirantes e produtores rurais sobre o incentivo à agricultura familiar e ao homem do campo. 

Na passagem pela cidade, viu a situação em que usuários de serviços bancários e casas lotéricas enfrentam, diariamente, com as longas filas e espera debaixo do sol.  Paulo Marinho Jr se comprometeu a solicitar, junto ao Presidente da Caixa Econômica Federal em Brasília, mais duas agências para o município. “Esse é um grave problema enfrentado pelas cidades do interior do Estado. A humanização começa pelo bom atendimento, a partir da diminuição no tempo de espera. A função do parlamentar é resolver questões de interesse da população, e para isso é preciso compromisso”. Finalizou.

Polícia Federal realiza operação contra grupo especializado em roubo aos Correios

Os investigados teriam assaltado duas agências dos correios, sendo uma no município de Codó/MA e outra em Matões/MA

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, dia 17/8, nos municípios de São Luís/MA e São José de Ribamar/MA, a Operação Road Trip visando desarticular grupo criminoso investigado pelo cometimento de crimes de roubo contra agências dos Correios.

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva expedidos pela Subseção da Justiça Federal de Caxias/MA, em decorrência de representação da Polícia Federal.

Apurou-se que, durante o roubo ocorrido no município de Codó/MA, 3 assaltantes haviam ingressado na agência dos Correios com armas de fogo, agindo com grave ameaça, abordando o vigilante, clientes e funcionários do local. Ao final, colocaram as vítimas no setor de encomendas e subtraíram todo numerário da agência.

Com o desenvolvimento das investigações, os envolvidos foram identificados e reconhecidos, apurando-se que eles viajavam a partir de São Luís/MA para outros municípios do Maranhão para o cometimento de assaltos contra agências dos Correios.

Os investigados poderão responder pelos crimes de roubo e associação criminosa, com penas que podem chegar a 21 anos de prisão. As informações são da PF.

terça-feira, 16 de agosto de 2022 às 19:53

Eleições 2022: confira o que pode e não pode na propaganda eleitoral

A propaganda nas Eleições 2022 está liberada a partir desta terça-feira (16). Mas candidatas e candidatos, partidos políticos, coligações e federações partidárias devem verificar o que a legislação eleitoral permite e proíbe durante a campanha, para não incorrerem em punições aplicadas pela Justiça Eleitoral. 

Nas eleições deste ano, os mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar vão escolher candidatas e candidatos aos cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, para o dia 30 de outubro.

As regras da propaganda eleitoral estão contidas na Resolução nº 23.610, que dispõe também sobre o horário gratuito e as condutas ilícitas na campanha.

Confira, a seguir, o que a legislação eleitoral autoriza e veda na propaganda eleitoral em geral:

PROPAGANDA NA INTERNET

Manifestação do pensamento

É livre a manifestação de pensamento da eleitora e do eleitor por meio da internet. No entanto, essa manifestação não pode ofender a honra ou a imagem de candidatas e candidatos, partidos, coligações ou federações partidárias, ou ainda se propagar notícias falsas.

A legislação permite a propaganda eleitoral em blogs ou páginas na internet ou redes sociais das candidatas e candidatos, partidos políticos, coligações ou federações, desde que seus endereços sejam informados à Justiça Eleitoral.

É proibido veicular qualquer tipo de propaganda eleitoral paga na internet. A exceção é o impulsionamento de conteúdo, que deverá estar identificado de forma clara e ter sido contratado, exclusivamente, por candidatas, candidatos, partidos, coligações e federações partidárias ou pessoas que os representem legalmente.

A propaganda eleitoral paga na internet deverá ser assim identificada onde for divulgada. Por ser proibido o impulsionamento de conteúdo por apoiadores, esses anúncios deverão identificar como responsáveis a candidata, o candidato, o partido, a coligação ou a federação partidária.

A resolução proíbe a contratação de pessoas físicas ou jurídicas que façam publicações de cunho político-eleitoral em páginas na internet ou redes sociais.

Críticas e elogios em página pessoal

A publicação com elogios ou críticas a candidatas e candidatos, feitos por uma eleitora ou eleitor em página pessoal, não será considerada propaganda eleitoral. A repercussão desse conteúdo está autorizada, desde que não ocorra impulsionamento pago de publicações por parte do eleitor com a finalidade de obter maior engajamento.

Desinformação

Além de proibir a veiculação de propaganda com o objetivo de degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos, a resolução também veda a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinja a integridade do processo eleitoral, inclusive os de votação, apuração e totalização de votos.

Envio de mensagens

A resolução permite o envio de mensagens eletrônicas às eleitoras e eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. Porém, os emissores devem ser identificados, bem como precisam ser cumpridas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Mecanismos para o descadastramento devem ser disponibilizados para a pessoa que não quiser mais receber as mensagens.

Proibidos telemarketing e disparo em massa

A norma veda a propaganda via telemarketing e o disparo em massa de conteúdo eleitoral por meio de mensagens de texto, sem o consentimento prévio do destinatário. Além de proibido, esse disparo pode ser sancionado como práticas de abuso de poder econômico e propaganda irregular. Nesse caso, a multa prevista varia entre R$ 5 mil a R$ 30 mil.

Direito de resposta

A legislação garante o direito de resposta à propaganda na internet. Os abusos identificados podem ser punidos com multa, sendo que a Justiça Eleitoral poderá ordenar a retirada do conteúdo abusivo de páginas na internet e das redes sociais.

PROPAGANDA EM GERAL

Showmício

A norma proíbe a realização de showmício, presencial ou transmitido pela internet, para promoção de candidatas e candidatos e a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral. A única exceção é a realização de shows e eventos com a finalidade específica de arrecadar recursos para a campanha, sem que haja pedido de voto.

A proibição de realizar shows também não se estende a candidatas e candidatos que sejam profissionais da classe artística – como cantoras, cantores, atrizes, atores, apresentadoras e apresentadores –, que poderão exercer as atividades normais de sua profissão durante o período eleitoral, desde que não apareçam em programas de rádio e de televisão nem utilizem tais eventos para promover a candidatura.

Uso de outdoor

É vedada a propaganda eleitoral por meio de outdoors, inclusive eletrônicos. A violação da regra sujeita a empresa responsável, partidos, federações, coligações e candidatas e candidatos à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

Materiais de campanha

No dia da eleição, a eleitora ou eleitor poderá revelar a sua preferência por determinada candidatura. Porém, a manifestação deve ser silenciosa por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes. A norma proíbe a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado que caracterize uma manifestação coletiva.

Propaganda na imprensa

Na imprensa, não será considerada propaganda eleitoral a divulgação de opinião favorável à candidata, candidato, partido, coligação ou federação partidária, desde que não seja matéria paga. As informações são do TSE.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022 às 19:24

Band/Data Ilha: Brandão, 35,9%; Weverton e Lahésio tecnicamente empatados

O candidato Carlos Brandão, da coligação “Para o bem do Maranhão”, lidera a corrida pelo governo do Maranhão com 35,9% dos votos válidos (quando se exclui nulos e indecisos). Em segundo lugar aparece o candidato Weverton Rocha (coligação “Juntos pelo Trabalho”) com 23,7%, tecnicamente empatado com o candidato Lahésio Bonfim (coligação “Coragem pra mudar o Maranhão”), que aparece com 21,4% das intenções de votos.

O candidato Edivaldo Holanda Júnior (coligação “Um Maranhão melhor para todos”) tem 12,8%. É seguido por Simplício Araújo (Solidariedade), com 2,6%; Hertz Dias (PSTU) – 1,2%; Enilton Rodrigues (Federação PSOL) – 0,9%; Frankle Costa (PCB) – 0,8%; e Professor Joas Moraes (DC) – 0,6%.

No cenário estimulado (mantido nulos e indecisos), Carlos Brandão tem 27,4%; Weverton Rocha 18,1%; Lahésio Bonfim 16,3%; Edivaldo 9,7%; Simplício Araújo 2%; Hertz Dias 0,9%; Enilton Rodrigues 0,7%; Frankle Costa 0,6%; e Professor Joas Moraes 0,4%. Nenhum deles somou 12,9% e NS/NR 10,8%.

Espontânea: Lahésio é segundo e Weverton terceiro

A pesquisa também mediu a intenção espontânea dos entrevistados, quando não é apresentado nome de nenhum candidato. O resultado foi o seguinte: Carlos Brandão 10,7%; Lahesio Bonfim 9,7%; Weverton Rocha 5,7%; outros 3,4%; Edivaldo 1,1%; Branco/Nulo 3,6%; e NS/NR 65,8%.

O Instituto Data Ilha realizou 2.031 entrevistas entre os dias 10 e 13 agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,17 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MA-05654/2022.

CENÁRIOS

PESQUISA ESPONTÂNEA

Carlos Brandão 10,7

Lahesio Bonfim 9,7

Weverton 5,7

Outros 3,4

Edivaldo 1,1

Branco/Nulo 3,6

NS/NR 65,8

PESQUISA ESTIMULADA

Carlos Brandão 27,4%

Weverton Rocha 18,1%

Lahésio Bonfim 16,3%

Edivaldo 9,7%

Simplício Araújo 2%

Hertz Dias 0,9%

Enilton Rodrigues 0,7%

Frankle Costa 0,6%

Professor Joas Moraes 0,4%

Nenhum 12,9%

NS/NR 10,8%

VOTOS VÁLIDOS

Carlos Brandão 35,9%

Weverton Rocha 23,7%

Lahésio Bonfim 21,4%

Edivaldo 12,8%

Simplício Araújo 2,6%

Hertz Dias 1,2%

Enilton Rodrigues 0,9%

Frankle Costa 0,8%

Professor Joas Moraes 0,6%

(Fonte: iBandMA/Gilberto Léda)

Veja as regras para candidatos e partidos na campanha que começa nesta terça-feira

Eles terão 46 dias para propaganda na internet e nas ruas

A partir de amanhã (16), os candidatos, partidos e federações estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Os candidatos terão 46 dias para pedir o voto do eleitor. 

Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. 

Os comícios poderão ser feitos entre as 8h e a meia-noite, horário que poderá ser prorrogado por mais duas horas no caso de campanha. Os carros de som estão liberados para transitar nas ruas entre as 8h e as 22h. Showmícios gratuitos são proibidos pela lei. 

A distribuição de material de campanha pelos candidatos durante passeatas ou carreatas só poderá ser feita até as 22h. 

Os partidos e candidatos também poderão comprar até dez anúncios de propaganda eleitoral em jornais e revistas diferentes, em datas diversas, respeitando o espaço máximo por edição de um oitavo por página de jornal e de um quarto de página de revista. 

Na internet, a propaganda eleitoral pode ser feita em sites e redes sociais, mas deve ser identificada como publicidade e exibir o nome do candidato, partido, coligação ou federação. A propaganda por meio de telemarketing também é proibida. 

O impulsionamento de conteúdo por apoiadores é proibido. O disparo de mensagens só pode ser feito aos eleitores que se cadastrarem voluntariamente para recebê-las. 

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto. 

O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno  para a disputa presidencial e os governos estaduais será em 30 de outubro. As informações são da Agência Brasil.

domingo, 14 de agosto de 2022 às 12:25

Paulo Marinho Jr visita projeto social em Buriti Bravo

Na tarde deste último sábado (13), o deputado federal Paulo Marinho Jr (PL), realizou visita aos municípios de Buriti Bravo e Colinas (MA), onde foi recebido pela comunidade e lideranças políticas da região.

Durante sua passagem pela cidade de Buriti Bravo, visitou o projeto social "Instituto Casa dos Sonhos", que atende 250 crianças.

Ainda em agenda, o Deputado Federal Paulo Marinho Jr, também visitou Colinas, cidade próxima a Buriti Bravo, onde participou de um encontro com a comunidade o qual abordou sobre temas importantes para o país, como a situação da economia e os altos índices de desemprego entre a população jovem, e apontou iniciativas que visem o estímulo de geração e manutenção de empregos para os próximos anos: "A gente precisa transformar essa produção de grão em nosso Estado, em oportunidade de emprego e renda, para vocês, que são jovens", finalizou.

sábado, 13 de agosto de 2022 às 13:31

SES descarta 5 casos de contaminação pelo vírus monkeypox e confirma mais um

O secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes, informou que foram descartados 5 casos de contaminação pelo vírus monkeypox no Maranhão, no entanto, foi confirmado o segundo caso de infecção pela doença.

O novo infectado é um paciente também do sexo masculino, assim como o primeiro, mas esse tem histórico de viagem recente.

Ainda existem outros 2 casos suspeitos da monkeypox e a SES aguarda o resultado dos exames já feitos. As informações são do Matias Marinho.

Paulo Marinho Júnior visita a zona rural de Codó, na última sexta-feira (12)

Na tarde da última sexta-feira (12), o deputado federal Paulo Marinho Júnior (PL), em visita ao município de Codó (MA), participou, a convite de moradores da região, de uma reunião com a presença da comunidade e lideranças políticas locais do Povoado Penha, zona rural do município.

Na oportunidade, PMJR, se mostrou aberto ao debate popular e ouviu atentamente, aos anseios e reivindicações daquela comunidade rural.

Ainda, em agenda pela cidade de Codó (MA), no bairro Santo Antônio, o Deputado Federal Paulo Marinho Jr, participou de mais uma reunião, desta vez, na residência do advogado codoense e liderança política Tomé Motta, oportunidade na qual Paulo Marinho Jr, trouxe temas de interesse público, como o desemprego. "Neste momento, não existe nada mais importante, do que gerar empregos em nosso Estado", disse.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022 às 16:17

Governador Carlos Brandão reafirma o compromisso com a defesa das conquistas constitucionais

O governador Carlos Brandão (PSB) usou as suas redes sociais para destacar a importância da democracia na vida social. Em 30 anos de vida pública, Brandão sempre defendeu as conquistas constitucionais.

A publicação do governador foi uma menção à “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), lida ontem (11), no Pátio das Arcadas, no Largo São Francisco, no centro da capital paulista.

“Milhares de brasileiros acompanharam a leitura da Carta em Defesa do Estado Democrático no Brasil. Ao longo dos meus 30 anos de vida pública, sempre defendi importantes conquistas constitucionais e assim seguirei. Não aceitaremos retrocessos”, disse o governador. As informações são do Matias Marinho.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022 às 08:37

TSE confirma Eurípedes Gomes Júnior na presidência do PROS

Por maioria de votos (4 a 3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão extraordinária do plenário virtual realizada nesta quarta-feira (10), confirmou a decisão liminar (provisória) concedida no último dia 5 de agosto pelo ministro Ricardo Lewandowski que determinou o retorno de Eurípedes Gomes de Macedo Junior ao cargo de presidente do Diretório Nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros).

Eurípedes Junior ajuizou reclamação no TSE para anular acórdão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) que declarou Marcus Vinícius Chaves de Holanda presidente da agremiação, “usurpando a competência da Justiça Eleitoral, a quem compete processar e julgar as controvérsias internas de partido político sempre que delas advierem reflexos no processo eleitoral”.

Na ação, Eurípedes Junior também sustentou que a falta de reconhecimento dele como presidente do partido tem impactos diretos no processo eleitoral, podendo resultar em consequências irreversíveis, como a anulação de convenções e o indeferimento das candidaturas e coligações da agremiação para as Eleições de 2022.

Entendimento

Em seu voto, o relator da ação, ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou que a jurisprudência da Corte é no sentido de que a Justiça Eleitoral possui competência para apreciar as controvérsias internas de partido político, no período de um ano antes da eleição, sempre que delas advierem reflexos na esfera jurídica dos participantes do pleito. Ele destacou que o TSE estabeleceu, com fundamento no artigo 16 da Constituição Federal, que o processo eleitoral inicia-se um ano antes da data do pleito, razão pela qual qualquer divergência partidária interna tem, presumidamente, a faculdade de impactar a competição eleitoral.  

Segundo o relator, a decisão do TJDFT foi publicada dentro do período de um ano que antecede as próximas eleições gerais. “Diante desse quadro, há plausibilidade na alegação do ora reclamante, no sentido de que o acórdão do TJDFT, à revelia da Justiça Eleitoral, teria influenciado em temas estritamente relacionados às Eleições Gerais de 2022, a exemplo da escolha dos candidatos, da formação de coligações e da distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas”, pontuou o ministro. 

Lewandowski também destacou que ao fato de terem sido proferidas decisões contraditórias pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), alterando a composição partidária em um espaço de três dias, militam a favor de Eurípedes Junior, “ante o quadro de instabilidade e insegurança jurídica que se cria no cenário das eleições gerais, especialmente quando a legislação processual busca garantir segurança jurídica, proteção à confiança e preservação da estabilidade das relações jurídicas”.

O entendimento do relator foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Mauro Campbell Marques e Benedito Gonçalves. Ficaram vencidos os ministros Edson Fachin, Carlos Horbach e Sérgio Banhos, que divergiram do relator. As informações são do TSE.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022 às 13:20

Paulo Marinho Júnior visita a cidade de Duque Bacelar

O candidato a deputado federal, Paulo Marinho Júnior (PL), visitou nesta quarta-feira (10), a cidade de Duque Bacelar. A agenda foi a convite do candidato a deputado estadual George da Silva (PMB), que ofereceu um café da manhã para amigos, lideranças e apoiadores. "Ouvimos o nosso candidato a deputado federal, e ficamos felizes em receber ele aqui em nossa cidade. Estamos juntos e vamos à luta!". Disse, George da Silva.

Durante a visita, Paulo Marinho Júnior destacou que política é feita no dia a dia."A política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum. O papel do político deve ser voltado para os mais afetados com os problemas sociais, a exemplo do pai de família que não consegue emprego, da dona de casa que não tem dinheiro para comprar o gás de cozinha, do trabalhador que não aguenta mais pagar caro pelo litro da gasolina. E tudo isso passa pela política, é importante que a população tenha consciência disso, e de sua atuação em saber e acompanhar esse cenário  que  reflete na experiência individual de cada cidadão, com compromisso e trabalho essa realidade, principalmente no nosso Estado poderá ser transformada."

PF desarticula grupo criminoso dedicado à prática de crimes cibernéticos

A investigação teve início após notícia encaminhada pelo FBI, via cooperação jurídica internacional

Nesta quarta-feira (10/8), a Polícia Federal deflagrou a Operação Bit Tracking, com o objetivo de desarticular grupo criminoso que se dedica à prática de crimes cibernéticos.

Cerca de 40 policiais federais estão dando cumprimento a 9 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal de Imperatriz, em virtude de representação feita pela Polícia Federal. Tais medidas têm por objetivo buscar elementos de provas que indiquem a participação de outros membros do grupo criminoso, bem como recuperar ativos financeiros subtraídos.

A investigação teve início após notícia encaminhada pelo FBI, via cooperação jurídica internacional, indicando que brasileiros haviam subtraído aproximadamente 1,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 6 milhões) em bitcoins administrados por uma plataforma de criptoativos situada nos Estados Unidos da América.

Após notícia do órgão americano, a Polícia Federal aprofundou as investigações e identificou as pessoas responsáveis pela conduta criminosa.

Restou demonstrado o caminho dos valores, passando por carteiras digitais, até serem convertidos em reais e creditados em contas correntes de brasileiros residentes na cidade de Imperatriz.

Os envolvidos irão responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude (art. 155, §4, II, do Código Penal) combinado com o crime de associação criminosa (art. 288, caput, do Código Penal), podendo ser condenados a penas de até 11 anos de reclusão.

 “Bit Tracking” significa rastreamento de Bitcoin e faz referência à metodologia utilizada na presente investigação que seguiu o rastro do dinheiro até chegar aos responsáveis pela prática criminosa. As informações são da PF.

terça-feira, 9 de agosto de 2022 às 14:26

Leandro Bello segue recebendo declarações de apoio em Timon

O ex-vereador de Timon, Leandro Bello que foi candidato a deputado federal nas eleições de 2018 e obteve quase 10 mil votos apenas em Timon que é seu principal reduto eleitoral, segue recebendo adesões a sua candidatura de deputado estadual pelo Podemos.

Na manhã desta terça-feira, 9, Leandro Bello recebeu a adesão do comerciante e suplente de vereador Erisvan Novo Point. Erisvan foi candidato a vereador nas eleições de 2020 pelo Progressista, antigo PP na coligação da deputada estadual Socorro Waquim. Essa adesão aconteceu através da articulação de Tales Monteiro, jovem liderança política da Região Grande Parque Alvorada e aliado ferrenho de Leandro Bello.

Leandro Bello é considerado um dos favoritos para conquistar uma vaga pelo Podemos que tem pretensão de eleger de 4 a 6 deputados estaduais. "Estamos conversando com outras lideranças e novas adesões deverão ser anunciadas ainda essa semana", disse Leandro Bello.

Secretária de Industria e Comércio de Coelho Neto participa de evento do Sebrae em Brasília

A convite do Sebrae, a secretária de Indústria e Comércio Lucilene Bastos, participou do evento de comemoração aos 50 anos do Sebrae Nacional. 

O evento foi realizado no Centro Internacional de Convenções- CICB, em Brasília, durante 03 dias de palestras nacionais e internacionais com temas diversos como Simplificação e desburocratização de políticas públicas, acesso à mercados e fomento ao empreendedorismo. 

A assistente da Secretaria de Comunicação, Letícia Eduarda, também participou do evento.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022 às 18:37

Com forte discurso, Tiago Fernandes assume liderança de oposição a Julinho em Ribamar

Com discurso contundente, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, chamou pra si a responsabilidade de liderar efetivamente a oposição ao prefeito de São José de Ribamar, Dr. Julinho (PL), no último sábado (06).

Num forte discurso de apresentação dos seus candidatos nas eleições deste ano, Fernandes denunciou a perserguição do atual prefeito na implantação das políticas públicas estaduais no município, sobretudo na área da saúde.

“Vamos devolver esse gestor novamente para a Divinéia (residência oficial do prefeito) e esse processo vai começar agora”, bradou Fernandes para uma multidão que ainda o candidato a deputado estadual Carlos Lula (PSB) e federal Rubens Júnior (PSB).

“Com o governador Carlos Brandão, Flávio Dino, Carlos Lula e Rubens Júnior, vamos continuar implantando as políticas públicas em favor da nossa cidade”, completou.

Reconhecimento

O advogado e secretário de Estado de Gestão e previdência, Pedro Chagas, também esteve no evento e elogiou a atuação do atual secretário do Maranhão a frente da pasta da Saúde. “Tiago é a continuidade com avanços, com mais hospitais, mais consultas, mais exames, mais mutirões”, exaltou.

Em quatro meses, Tiago Fernandes já inaugurou dois hospitais, uma unidade Sorrir, uma Policlínica, uma Farmácia Especializada de Medicamentos, além das ampliações do Hospital da Ilha, Hospital de Cuidados Intensivos e Hospital Regional de Carutapera, que ganhou ala de hemodiálise.

Durante o evento, houve o anúncio do serviço especializado para adolescentes com transtorno do espectro do autista, na Cohab/São Luís, e as duas primeiras Policlínicas de São José de Ribamar. As informações são do Matias Marinho.

domingo, 7 de agosto de 2022 às 18:34

Schnneyder segue recebendo declarações de apoio em Timon

O final de semana foi de mais adesões à candidatura de Schnneyder à uma vaga de deputado estadual. Em reunião no povoado São Francisco, em Timon, a presidente do Sindicato dos Moradores do Povoado São Francisco, Reizinha, que é também vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), anunciou a adesão do presidente do SINTRAF, Pedim do Sindicato, ao projeto político de Schnneyder.

Reizinha, que é apoiadora de primeira hora de Schnneyder, destacou que a população timonense e maranhense clama por mais representantes do povo na Assembleia. “Queremos alguém que nos represente de verdade, que nos conheça, que olhe nos olhos do povo e saiba as necessidades da população. Schnneyder tem todas essas características e a sensibilidade de vir até aonde o povo está para ouvir e ver as nossas necessidades”, pontuou.

Schnneyder agradeceu a confiança de Reizinha e garantiu à Pedim do Sindicato que a zona rural de Timon e os trabalhadores da agricultura familiar podem contar com a sua dedicação e trabalho na Assembleia Legislativa do Maranhão. “Agradeço mais uma vez à confiança da Reizinha, que trouxe também o apoio do Pedim do Sindicato, isso é um sinal de que nossa candidatura está crescendo e evoluindo a cada dia. Obrigado e saibam que podem contar conosco em todos os momentos”, disse.

sábado, 6 de agosto de 2022 às 17:45

Paulo Marinho Júnior e Weverton visitam Mercado do Peixe de São Luís

O Mercado do Peixe de São Luís completou, neste sábado (6), 27 anos. O local apresenta uma série de problemas estruturais e, apesar de funcionar numa estrutura do governo do Estado, o local não recebe nenhum tipo de incentivo governamental. A convite do deputado federal Paulo Marinho Jr, o candidato ao governo do Maranhão, Weverton Rocha, visitou o Mercado e viu de perto a situação.

“Convidei Weverton Rocha para vir aqui pois sei da sua sensibilidade e o quanto ele está comprometido em usar as potencialidades do Estado na geração de emprego e renda. Este mercado, se tivesse ajuda do setor público, poderia ser revitalizado, as pessoas que aqui trabalham poderiam ter uma qualidade de trabalho melhor. O Mercado poderia entrar num roteiro turístico da cidade, como já acontece em outras cidades”, disse Paulo Marinho Jr.

No Mercado Weverton Rocha foi recebido pelo presidente da Associação dos Peixeiros, Joel Barros, que falou dos problemas enfrentados para manter o Mercado funcionando e pediu ajuda na solução dos problemas. “Este prédio é do Estado. Foi feita uma reforma a quatro anos, mas nunca foi concluída. A luz e água são pagas pela Associação. Não recebemos nenhuma ajuda. Com a pandemia muitos boxes fecharam e as pessoas deixaram mais de frequentar o local. Temos muitos problemas e precisamos de ajuda. Temos esperanças que o Weverton Rocha, eleito, nos ajude com estes problemas”, explicou Joel Barros.

Weverton Rocha percorreu todo o mercado e conversou com os peixeiros, que relataram os problemas que enfrentam diariamente, problemas estes que começam na chegada do pescado e marisco ao local. “O Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil, só que esta riqueza não é tratada com a importância que devia. Não temos barcos industriais para otimizar a indústria pesqueira. São recursos e geração de emprego e renda que estão sendo deixados de lado. Conversei aqui com todos e, se eleito, vamos otimizar este setor e revitalizar o nosso mercado, dando a ele a importância que merece”, disse Weverton Rocha ressaltando ainda que o nosso estado é rico o que falta é um olhar comprometido com o crescimento e fortalecimento das potencialidades.

Produção – Ao visitar o quiosque de dona Maria de Fátima, mais uma vez Weverton Rocha comprovou a deficiência no setor de produção agrícola do Estado. Dona Fátima mostrou os produtos que usa no preparo diário da comida que serve no local e explicou que todos vêm de outro estado.

“Já faz muito tempo que compramos tudo de outro estado. É o tomate, a cebola, o limão e até o cheiro verde”, relatou dona Maria de Fátima.

Com informações, Blog do Rogério Silva.

Emissoras de rádio e TV devem ficar atentas a restrições na veiculação de conteúdo sobre as eleições a partir de sábado (6)

A partir deste sábado (6), emissoras de rádio e televisão de todo o país estão sujeitas a uma série de restrições previstas na legislação (Lei nº 9.504/1997 e Resolução TSE nº 23.610/2019) e no calendário eleitoral para a divulgação de conteúdos sobre as eleições. As medidas visam garantir que todos os candidatos tenham um tratamento isonômico pelos meios de comunicação que operam mediante concessão pública, bem como evitar que o posicionamento político-ideológico das eleitoras e dos eleitores seja devassado.

Assim, já não será mais possível transmitir imagens de realização de pesquisa ou de qualquer tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar a pessoa entrevistada, ou na qual haja manipulação de dados, ainda que seja em formato de entrevista jornalística.

As emissoras também não poderão mais veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa que promova ou critique – mesmo que de maneira velada – candidata, candidato, partido político, federação ou coligação. A exceção são programas jornalísticos ou debates políticos.

De qualquer forma, as emissoras não poderão dar nenhum tipo de tratamento privilegiado aos concorrentes ou às legendas nos conteúdos das respectivas programações. Também está proibida a veiculação de qualquer propaganda política no rádio ou na TV.

Por fim, não poderão mais divulgar programas cujos nomes se refiram a candidata ou candidato escolhido em convenção, ou façam menção aos seus nomes nas urnas eletrônicas, mesmo que esses programas já existam há mais tempo. O não cumprimento dessas restrições pode acarretar o cancelamento do registro de candidatura da pessoa beneficiada pela veiculação irregular. As informações são do TSE.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022 às 13:28

Vereador Bilu doa terreno para a construção de novo poço artesiano no bairro Santa Helena em Matões

Os dias de falta d’água no bairro Santa Helena, em Matões, estão próximos de chegarem ao fim. Isso porque o vereador Bilu concretizou na manhã desta sexta-feira, 05, a doação de um terreno para que a prefeitura de Matões perfure e construa um novo poço artesiano para os moradores do bairro. 

O vereador Bilu ressalta que o antigo poço que existia no bairro Santa Helena e que abasteceu os moradores por 8 anos foi uma doação sua ao bairro, feita com recursos próprios, mas que infelizmente o mesmo deixou de funcionar, sendo necessária a construção de um novo poço.

“Hoje fiz a doação de um terreno de 10 por 30 para a perfuração de um novo poço para abastecer o bairro Santa Helena, a máquina chega até amanhã e logo vai estar resolvido esse problema de falta de água aqui no bairro. Essa é uma determinação do prefeito municipal Ferdinando, que seja resolvido o problema com urgência, e já estamos providenciando uma solução para os moradores e toda a população”.